quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PT de Resende faz debate sobre Reforma Política




Com a presença da Deputada Estadual Inês Pandeló e do Deputado Federal Alessandro Molon, o PT de Resende promoveu debate na Câmara de Vereadores no ultimo dia 12 de agosto de 2011. Um novo Brasil, uma nova política. O País mudou, você mudou, a política também precisa mudar. Este é o lema de campanha do Partido dos Trabalhadores para mobilizar a população brasileira para um sistema político mais democrático, que represente melhor todos os segmentos da sociedade.
O Deputado Federal Henrique Fontana (PT) representante na Comissão de Constituição e Justiça do Congresso Nacional apresentou projeto de Lei de Reforma Política, que segundo o Deputado Federal Alessandro Molon (PT/Rio), o Projeto propõe:  mudanças na regra atual para melhorar o sistema, mas depende da mobilização da sociedade para sua aprovação.
O Financiamento Público Exclusivo de campanha é um dos itens que  visa a diminuição de gastos e melhor distribuição entre os Partidos. Segundo Molon, no Projeto as empresas também poderão fazer suas contribuições, porém, ao Fundo Nacional de Campanha, evitando assim a interferência e privilégios que contribuem para troca de favores que predomina na política brasileira.
Outro ponto do Projeto muito debatido é o voto preordenado em lista fechada. Está em debate com os outros partidos a lista proporcional mista, modelo no qual o eleitor vota duas vezes: primeiro na lista do partido e depois no candidato de sua preferência. O Projeto propõe o fim da coligação proporcional, mas garante uma federação de partidos. 
A Deputada Estadual Inês Pandeló falou da importância das mulheres na política. Atualmente os partidos são obrigados a destinar 30% de suas vagas nas eleições para as mulheres. Na lista preordenada, a sequência dos nomes deve obrigatoriamente garantir uma proporção de mulheres, o que aumentará a presença feminina nos parlamentos.
A Federação dos partidos possibilita a participação dos pequenos partidos para disputar o processo eleitoral, porém com exigibilidade por 3 (três) anos ao compromisso firmando durante o pleito.
O presidente do PT/Resende Rogério Coutinho destacou a iniciativa de Resende em abrir o debate na cidade, sabendo que a melhora no sistema política vai depender de muito mobilização, porém, só assim podemos fortalecer a democracia brasileira e eliminar a corrupção política.

Rogério Coutinho
Presidente do PT/Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário